Escreva a sua pesquisa

24 de julho de 2019

Alimentos para baixar a pressão arterial

Os alimentos para baixar a pressão arterial são fundamentais para as pessoas que sofrem deste problema de saúde. A alimentação é uma parte muito importante no tratamento da pressão arterial alta e alguns cuidados precisam ser seguidos todos os dias, como: evitar o consumo de alimentos fritos e industrializados, nos quais por exemplo estão os salgadinhos. A dica é aderir a uma alimentação rica em frutas frescas e legumes.
alimentos que ajudam a combater a hipertensão

O que é a pressão arterial?

A pressão arterial é um tipo de jogo de empurra-empurra entre o sangue e as artérias. O sangue precisa chegar a cada parte do corpo. Para isso, o coração tem que bombeá-lo. Então para que o sangue continue a circular, é necessário que ele exerça uma pressão sobre a parede interna das artérias. Acontece que os vasos têm uma resistência a essa passagem. É isso que determina a pressão. Quando tudo está a funcionar corretamente, fica parecendo um encanamento perfeito e cada célula recebe sua parte de nutrientes e oxigénio. 

A circulação de cerca de 5 litros de sangue no organismo humano depende também do cérebro, rins e de algumas hormonas. O comando está na massa cinzenta que é dividida em duas partes: sistema nervoso simpático e o parassimpático. 

Em resumo, a pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue contra as artérias. numa pessoa saudável, o valor da pressão varia de forma contínua dependendo do stress, atividade física ou emotividade. A pressão ideal deve ficar em torno de 8 mml-lg, ou seja, 12 por 8.

Quais os sintomas e fatores de risco de pressão arterial alta 

A pressão arterial alta também chamada de hipertensão tem vários sintomas, são eles: náusea e vómito que aparecem nos casos mais graves, sangramento no nariz, tontura, cansaço, visão embaçada e dor na região da nuca. 

Os fatores de risco da hipertensão são: 

Histórico familiar – Filhos, cujo um dos pais possui tensões altas, têm 25% de chances de desenvolver a doença. Se tanto a mãe quanto o pai são hipertensos, os filhos têm 60% de chances de contrair a doença. Por isso, é fundamental a importância de fazer exames com regularidade. 

Dieta rica em sal – O sal faz com que o corpo retenha líquido e isso pode aumentar a carga sobre o coração, elevando o risco de pressão arterial. O certo é manter a ingestão de sódio em até 1.500 miligramas por dia. 

Idade – A idade é um fator de risco muito importante. Jovens e crianças podem ter pressão arterial alta, mas o diagnóstico, na maioria dos casos, é feito a partir dos 35 anos. Aos 50 anos quase a metade da população tem pressão arterial alta. 

Sedentarismo – O risco de pressão arterial alta se agrava ao se passar muito tempo sentado. É importante ter uma atividade física com regularidade. 

Etnia – A hipertensão é mais comum em pessoas negras. Nelas a pressão alta costuma surgir mais cedo e evoluir rapidamente. 

Consumo abusivo de álcool – Consumir de forma abusiva bebidas alcoólicas pode provocar diversos problemas e doenças graves como o AVC.


Alimentos e remédios caseiros para baixar a pressão arterial 

Alguns alimentos eficazes para baixar a pressão arterial alta são: todas as frutas frescas, queijos sem sal, água de coco, cereais integrais, beterraba, ovos e legumes crus e cozidos. 

Alguns remédios caseiros para baixar a pressão alta são: água de chuchu, água de alho, chá de folhas de oliveira, sumo de mirtilo, chá de hibisco, chá de mangaba, chá de cavalinha e chá de valeriana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular

Follow by Email