Escreva a sua pesquisa

21 de julho de 2019

5 Beneficios do Gengibre

Os benefícios do gengibre são muitos, pois, ele pode ser usado na alimentação e como remédio natural. Qualquer pessoa pode adicionar o gengibre no seu dia a dia.
O gengibre é uma planta herbácea, de origem asiática. Ele tem um sabor picante e o seu cheiro é forte. Por esses fatores o gengibre é considerado uma planta quente.
5 beneficios do gengibre

5 Benefícios do Gengibre

1. Antioxidante

A ação antioxidante do gengibre combate os radicais livres, que em excesso podem causar diversas doenças. Isso acontece porque os radicais livres não possuem um número par de eléctron na última camada electrónica, o que faz com que eles sejam instáveis. E quando procuram estabelecer um equilíbrio, podem causar muitas complicações. Os radicais livres podem causar a oxidação de células saudáveis, como ADN, proteínas e lipídos. Esse ataque pode causar doenças graves como alguns tipos de cancro. 

2. Combate doenças

Um dos benefícios do gengibre mais importante é a capacidade que ele tem de curar gripes, constipações, diabetes, hipertensão, e previne o Alzheimer, bem como outras doenças.

3. Ação anti-inflamatória

O gengibre é conhecido como uma planta medicinal e uma das principais causas é que ele tem alto poder anti-inflamatório. O gengibre é usado como tratamento natural da artrite, dores musculares e doenças respiratórias como tosse, asma e bronquite. 

4. Melhora a circulação

O gengibre é anticoagulante, contribuindo assim para uma melhor circulação do sangue e ainda diminui a pressão arterial e os riscos de doenças do coração. Por tudo isso ele é muito bom para os pés, mãos e para o cérebro. Esse ingrediente também ajuda a diminuir doenças relacionadas à má circulação como varizes, perda de memória, cãibras, dormência e trombose. 

5. Diminui enjoos e alivia problemas digestivos

Essa planta pode aliviar enjoos de gravidez e é também consumido por pessoas que ficam desconfortáveis em viagens de avião. Por causa deste benefício, o gengibre também é usado como óleo essencial na aromaterapia. Esse vegetal também combate diarreia e flatulência.

O gengibre ajuda a emagrecer? 

Tanto o chá quanto a água e o sumo de gengibre ajudam a emagrecer. Isso ocorre porque essas bebidas são diuréticas e o gengibre é tido como um alimento termogênico, ou seja, ele aumenta o metabolismo e faz o corpo gastar mais energia. O gengibre ajuda a emagrecer, mas ele precisa estar aliado a uma alimentação saudável e exercícios físicos.

3 tratamentos caseiros com gengibre 

1. Chá de gengibre

O chá de gengibre para emagrecer deve ser feito na proporção 2 cm de gengibre fresco ou uma colher de chá de gengibre em pó para cada 1 litro de água. Para preparar essa bebida, coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 10 minutos. Apague o lume, tape a panela, aguarde amornar, coe e beba. A dica é tomar o chá de gengibre 3 vezes ao dia. Se quiser pode adicionar ao chá, noz-moscada, canela ou limão. 

2. Limonada de gengibre

Essa bebida é refrescante e conta com os mesmos benefícios para emagrecer que o chá.. 

Ingredientes: 
5 g de gengibre ralado ou em pó 
4 limões 
1 litro de água 

Modo de preparar: 
Esprema os 4 limões e ponha numa jarra com a água e o gengibre. Deixe no frigorifico no mínimo meia hora. Beba a limonada durante o dia, em substituição de 1 litro de água. 

3. Xarope caseiro de gengibre

Esse remédio caseiro é indicado para tratar tosse, gripe e problemas de bronquite. 

Ingredientes: 
Folhas de guaco e alfavaca/manjericão frescas ou secas 
1 chávena (chá) de açúcar
1 chávena (chá) de gengibre em lascas 
1 dente de alho 
1 limão com a casca separada da parte interna 
1 rama de canela em pau 

Modo de preparar: 
Faça uma calda com o açúcar, adicione o gengibre, as folhas e ponha no lume por 20 minutos. Em seguida, acrescente a parte interna do limão. Quando ferver, adicione a canela, o alho e a casca do limão. Se a calda ficar grossa adicione meio copo de água. Desligue o lume e deixe tapado por 30 minutos. 

Como tomar: 
Beba meia chávena de café por dia. O xarope deve estar quente. Para guardar a bebida, deixe todos os ingredientes do preparo dentro do líquido. Consuma até 10 dias. Se os sintomas não diminuírem, procure um médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário.

Popular

Follow by Email